Quinta, 19 de abril de 201819/4/2018
73 98809-6565
Nublado
19º
25º
26º
Jequie - BA
Erro ao processar!
Super Predio
CULTURA
Jequié se prepara para maratona de eventos
Agropecuária, religiosa e cultural
Marcos Cansussu Jequié - BA
Postada em 11/04/2018 ás 08h29
Jequié se prepara para maratona de eventos

Expô Jequié, Festa de Santo Antônio e São João

A pouco mais de um mês, Jequié está prestes a enfrentar uma maratona de eventos. Entre maio e junho, a cidade sol recebe a Exposição, Festa de Santo Antônio (Padroeiro da Igreja Católica) e o São João. A festa que mexe com a economia local e regional, a 39ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Jequié e a 16ª Expo Nacional, realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais do município acontece de 19 a 27 de maio, no Parque de Exposições Luiz Carlos Braga. A novidade deste ano é a cobrança de ingressos simbólico no valor de R$ 2,00 reais. A grade de atrações, shows e eventos ainda não foram divulgadas.
Os evenos continuam em junho, com a tradicional festa de Santo Antônio celebrada por católicos devotos que participam das trezenas e tríduos. Um dos mais populares e queridos do Brasil, o santo, conhecido como casamenteiro, tem o auge dos festejos no dia 13/06 .Até essa data, o período é de festas no município baiano de Jequié, que tem o padre franciscano como padroeiro com a realização de missas, quermesses e shows musicais. A programação é sempre aberta no primeiro dia do mês, às 5h com uma carreata pelas ruas. Além da reza do terço e da trezena, na Catedral de Santo Antônio, às 18h e 19h, respectivamente, o município terá, todos os dias, apresentações culturais e musicais, culminando no último dia com a procissão.




Após o trezenário, o arraiá é montado na Praça Rui Barbosa, "Vila Junina", com apresentações culturais, bebidas, comidas típicas e o forró pé de serra voltado as famílias. A festa junina, que este ano deverá acontecer de 19 a 24 de junho, na Praça Rui Barbosa e na Praça da Bandeira, terá como tema “Alumbramentos e Iluminuras”, inspirado nas iluminogravuras do dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor paraibano Ariano Suassuna. A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, lançou, nesta segunda-feira, dia 9, o edital para a seleção pública de pessoas jurídicas responsáveis por bandas e trios de forró, grupos artísticos e quadrilhas juninas que irão se apresentar, durante a programação oficial do São João 2018.
Quando está chegando o período junino, o forró começa a aparecer na imprensa, as academias de dança ficam mais cheias e todo mundo parece se lembrar de como esse ritmo é delicioso. Xote, xaxado, pé-de-serra, coco, forró universitário e eletrônico. Se perder nos nomes é fácil, quem dirá confundir os ritmos. Sob a herança do baião, jeito de tocar criado pelo sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzaga, quem curte um bom forró avisa aos novatos que em tempos de festa junina, não tem por que se intimidar: são dois para lá e dois para cá. Agora é se programar e cair no forró.


 

FONTE: Blogmarcosangussu
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

imprimir
127
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium