domingo, 15 de julho de 201815/7/2018
73 98126 7638
Claro
17º
17º
23º
Jequie - BA
Erro ao processar!
SUPER MODA 2018
CIDADES
Estudantes de Jaguaquara aprendem receitas tradicionais das festas juninas
Futuros técnicos aprenderam como fazer canjica, pamonha, suco de milho, trufas e bombons de milho
Marcos Cansussu Jequié - BA
Postada em 18/06/2018 ás 18h23 - atualizada em 18/06/2018 ás 18h31
Estudantes de Jaguaquara aprendem receitas tradicionais das festas juninas

Estudantes de Jaguaquara


  • O milho, que é a base de várias receitas típicas das festas juninas, foi a grande inspiração para que os estudantes do curso técnico em Nutrição e Dietética, do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais (CEEP) Pio XII, localizado em Jaguaquara, desenvolvessem receitas saudáveis e deliciosas. A atividade integrou o projeto “O milho nosso de cada dia”, que teve como objetivo fomentar a prática culinária, aproveitar a época para valorizar as tradições juninas, bem como incentivar o empreendedorismo entre os estudantes.

  • Durante as oficinas, os futuros técnicos de nível médio aprenderam quais são os ingredientes necessários e como fazer canjica, pamonha, suco de milho, trufas e bombons de milho, além do tradicional bolo de milho, delícias muito apreciadas neste período do ano. “Pensamos em realizar esta oficina pela grande variedade de pratos que podemos criar e degustar com o milho, um produto saboroso, importante para a nossa alimentação e que podemos encontrar com facilidade. Os estudantes gostaram da iniciativa”, contou a vice-diretora da unidade Vanusa Monteiro.

  • O estudante Maibson de Jesus, 16, do 2º ano, participou da oficina e aprendeu a fazer um prato muito apreciado pelos nordestinos, a canjica. “Escolhi fazer a canjica, pois gosto muito e sempre tive vontade de aprender. Até sabia quais ingredientes que são usados na receita, mas não sabia o ponto final da preparação. Agora já posso até contribuir no banquete junino da minha família”, comemora.

  • Já Grazielly dos Santos, 18, do 4º ano, preferiu as aulas de confecção de trufas e bombons com recheios de milho. “A mistura do chocolate com milho me deixou interessada. Confesso que fiquei surpresa com a inovação e de como ficaram saborosos os docinhos. Foi uma ótima iniciativa do centro. Aprendemos muito sobre o milho, seu potencial, o quanto ele é utilizado na culinária nordestina e formas de estocar, porque nesta época a colheita é grande e temos muito milho em casa”, revela a estudante.

  • Quem também participou da oficina foi Mônica Santiago, 17, 3º ano. A estudante contou que fez questão de participar da aula, pois ensinou a preparar o bolo de milho cremoso, um dos seus preferidos. “Durante a aula me lembrei muito do bolo que minha mãe faz em casa. Foi uma conexão muito boa. Já quero colocar em prática meu aprendizado e fazer meu próprio bolo”, brinca.

FONTE: Secom BA
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium